.
Programa da Faperj homenageia Luiz Pinguelli

A Faperj lançou no dia 24 de março o Programa Luiz Pinguelli Rosa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões em Conflito em ICTs do Estado do Rio de Janeiro. O programa é destinado a apoiar projetos envolvendo a vinda de pesquisadores localizados em regiões em conflito a instituições de ensino e pesquisa localizadas no Rio.

“Decidimos nomear o edital em homenagem ao Professor Luiz Pinguelli Rosa, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), professor emérito da Coppe/UFRJ, ex-presidente da Eletrobras e grande incentivador da ciência e da cultura, sempre preocupado com as questões relativas a inclusão social”, disse o professor Jerson Lima, presidente da Faperj.

Apesar dos recentes conflitos desenrolados na Ucrânia, uma das motivações para criação do programa, o edital apoiará pesquisadores provenientes de quaisquer outros territórios internacionais que estejam em situação semelhante. A iniciativa funciona em modo de fluxo contínuo, no qual o sistema de submissão da Faperj (SisFaperj) permanece aberto para o recebimento de propostas por um período de 365 dias, ou até que os recursos disponibilizados se esgotem. Para este edital, serão disponibilizados recursos no valor de R$ 10 milhões para apoiar propostas no valor individual máximo de R$ 200 mil, cada. Todas as áreas de pesquisa serão contempladas.

O período de inscrições será de 25/3/2022 a 25/3/2023 e os projetos contemplados poderão ter início a partir de junho deste ano (e subsequentemente sempre pelo menos 2 meses após a inserção da proposta no sistema).

Confira o texto do edital na íntegra: Programa Luiz Pinguelli Rosa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões em Conflito em ICTs do Estado do Rio de Janeiro

Fonte: Planeta Coppe Notícias
* Com Ascom da Faperj