Uma Rosa para Pinguelli: programa de pós-graduação da UFRJ presta homenagem ao professor

O Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoveu uma série de palestras em homenagem a um de seus fundadores e ex-diretor da Coppe/UFRJ, professor Luiz Pinguelli Rosa, falecido em março deste ano. Uma Rosa para Pinguelli é o título da série, aberta ao público, que teve início no dia 20 de abril e foi estendida até 15 de junho com apresentações de colegas docentes, ex-alunos e amigos do saudoso professor, sempre às quartas-feiras, das 10 às 12h, no auditório Maria Irene, no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ).

O HCTE é um programa acadêmico interdisciplinar que reúne professores e estudantes de diferentes origens acadêmicas, unindo ciências, literatura, artes, filosofias.  Criado no ano 2000 pela Coppe, Instituto de Química e NCE, o HCTE promove um diálogo horizontal entre ciências e suas humanidades.

O palestrante da quarta-feira, 27/4, foi o professor Ricardo Kubrusly, do HCTE, que destacou sua admiração pelo ex-diretor da Coppe. “Não chegamos a ser amigos. Nunca fui à sua casa, não tomamos chope e nem conversamos sobre amores perdidos. Éramos colegas e nossos assuntos eram acadêmicos. Eu o admirava. A imagem que tenho dele é de um gigante. A admiração que se tem por um amigo é bacana, mas a que se tem por alguém que não é seu amigo, ela tem um valor incrível porque é construída pelos ensinamentos da vida”.

“Quando vim para a UFRJ, em 1992, Pinguelli já era um líder importante, daqueles que ao entrar em um auditório o público se calava. Eu trabalhava no Instituto de Matemática, mas antes de ser matemático ou engenheiro, eu era poeta e queria iniciar um curso sobre a história cultural do infinito, uma possibilidade que me fora negada. Não queriam que eu desse uma disciplina sobre cultura”, contextualizou Kubrusly.

“Anos depois, eu já tinha me candidatado a um concurso na Uerj, quando Luiz Alfredo Vidal disse que ele, Pinguelli e Saul Fucs precisavam de um matemático que “transitasse por diferentes mundos” e me convidaram a fazer parte do HCTE. Aí eu conheci a Coppe e conheci pessoas que me encantaram completamente. Eu e Pinguelli conversávamos sobre Inteligência Artificial, ele era apaixonado por Penrose (Roger Penrose, físico britânico, vencedor do Prêmio Nobel em 2020) e a discussão se a máquina seria capaz de pensar à maneira humana”.

“É muito fácil querer ser amigo do Pinguelli. Quem não gostaria de ser amigo de alguém tão importante? No HCTE, toda vez que havia uma questão complicada de resolver ele aparecia. Silencioso, sempre me impressionava nele uma autoridade da presença, uma autoridade da existência. Ele aparecia e os problemas se resolviam”, disse o poeta e matemático.

Professor Kubrusly encerrou a homenagem lendo a mensagem que escreveu à professora Maíra Froés, coordenadora do HCTE quando soube do falecimento do ex-diretor da Coppe.

“A primeira vez que vi Pinguelli em uma assembleia de professores na década de 1990, tínhamos posições diferentes e ideias concorrentes. Depois veio o HCTE, que nos posicionava lado a lado na construção de infinitos e possibilidades. Foram muitos anos de convivência esparsa, porém produtiva. Homem forte, inteligente e bonito, generoso, determinado, profundo e transdisciplinar. Sentiremos nós, o HCTE, a UFRJ e o Brasil, muito a sua falta. Mas, continuaremos, como quem manca, vivendo entre quedas a nossa realidade. O vazio imenso que agora se inicia fará para sempre parte de nossa história”.

Aberta ao público, a série Uma Rosa para Pinguelli foi realizada às quartas-feiras no Auditório Maria Irene, no NCE. Programação:

20 de abril – Nelson Job – professor colaborador do HCTE
27 de abril – Ricardo Kubrusly – professor do HCTE
4 de maio – Carlos Koehler – professor do HCTE
11 de maio – Alexandre Valença – professor de Psicologia da Universidade Santa Úrsula
18 de maio – Luiz Bevilacqua – professor de Engenharia Civil da Coppe e emérito da UFRJ
25 de maio – Tatiana Marins Roque – professora do Instituto de Matemática da UFRJ e coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
1º de junho – Agamenon Oliveira – pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) da Eletrobras
8 de junho – Elaine Andrade – professora colaboradora do HCTE
15 de junho – Luiz Carlos Bernal – psiquiatra graduado pela Faculdade de Medicina da UFRJ e ex-aluno do HCTE
.

Fonte: Plantea Coppe Notícias